EMBREAGEM
A embreagem é o mecanismo responsável pela transmissão da rotação exercida pelo volante do motor até as engrenagens localizadas na caixa de velocidades. Em seguida, as rotações são reduzidas e enviadas para o diferencial através do eixo.
Como ocorre a transmissão entre o volante e a caixa de velocidades?
O que torna possível essa transmissão é o disco de embreagem, uma peça essencial que mantém a fricção contra o volante do motor, evitando o deslizamentos entre as duas superfícies, evento conhecido como patinagem.
Naturalmente, o disco se mantém apertado ao volante através do prato de pressão, aliviada quando o pedal da embreagem, as molas (ou outro sistema de pressão, como a embreagem de diafragma) é acionada. Com o alívio da pressão do prato, a transmissão de força motriz do disco de embreagem para a caixa de velocidades é interrompida, criando assim uma dessincronização gradual entre a rotação da cambota e o veio primário da caixa de velocidades.
Quando a embreagem deve ser trocada?
Geralmente, a troca da embreagem é recomendada entre os 120.000km e 180.000km. Contudo, o mau uso do sistema pode causar desgaste precoce nas peças, reduzindo o prazo para até 40.000km. É preciso ficar atento também à substituição do volante motor quando necessário.
Como utilizar a embreagem de forma correta?
Ao dar a partida no veículo, procure fazer sempre pisando no pedal da embreagem. Fazendo isso, alivia-se o esforço do motor de arranque. Outro motivo é que você não correrá o risco de colidir o carro na parede, simplesmente por ter esquecido a marcha engatada.
Estando com o carro parado em uma subida, utilize o freio de mão. Muitas pessoas costumam “segurar” na embreagem e no acelerador, aumentando o consumo de combustível e gastando os componentes da embreagem.
Não deixe de verificar o estado da embreagem do seu veículo bem como o nível do óleo da caixa de embreagem no período de troca. Agende uma visita conosco e garanta a máxima segurança do seu transporte.
